Cuidados com o bebê

O tempo vai passando e os cursos vão chegando! Como pais de 1a viagem, não sabemos nem como segurar um bebê, sem ter medo de deixar cair ou sufocar a criança, quanto mais de como realmente cuidar de um bebê o dia inteiro. Então decidimos fazer um curso básico de cuidados com o récem-nascido. Como vestir, qual posição pra dormir, o que é necessário comprar e o que você não precisa. 

Foi super interessante, até porque existem diferenças gritantes com o que a gente aprende no Brasil. Aqui eles são mais “zen e naturebas”. Então vou tentar resumir assim:

Tema
Brasil
Alemanha
Umbigo
Você tem que higienizar 3x por dia com álcool. Você espera e não faz nada. No máximo passa uma aguinha e um talco por cima.
Banho
Praticamente a vontade. Com sabão especial. Só depois que o umbigo cai e só com aguá e um pouco de óleo. Antes disso só banhos secos. Depois, banho de verdade só 1 vez por semana.
Banheira
O neném tem a sua banheirinha. O neném pode entrar na banheira normal junto com os pais. Ou tem a banheirinha ou o balde.
Roupas
Lavar com sabão neutro. Lavar com sabão neutro, mas junto com as roupas dos pais.
Unhas
Se esperam alguns dias para poder cortar as unhas. Se espera pelo menos 1 mês.
Sol
Nos horários próprios para bebês.  De jeito nenhum no começo. Até na sombra tem que se tomar cuidado.
Dormir
Levemente de lado pra que ele não se sufoque. De barriga pra cima. Sem travesseiro. E sem coberta!! Ao invés disso existe um saco de dormir, onde o bebê não se sufoca. Tb não se usa protetor para as grades do berço.
Mamadeira nos primeiros dias
As vezes no próprio hospital eles já dão a mamadeira de noite pras mães conseguirem dormir um pouco. De jeito nenhum. Se for necessário um complemento alimentar nos primeiros dias, será dado com uma “colher”.
Troca de fraldas
Com algodão e agua morna. Depois se passa um creme contra assaduras. Com toalhinha e agua morna. Se necessário óleo. Não se usa creme nenhum.

 E por aí vai. A enfermeira falou tanto, e ainda temos uma 2a aula essa semana! =) Mas é interessante ver como cada país tem suas particularidades. Provavelmente a verdade e o melhor método, esta na mistura de todas essas culturas.

Share this Story

17 Comments

  1. Marcelle

    August 23, 2011 at 09:25

    Fato ! Fiquei pensando nisso do banho , e li q o umbiguinho cai beeem mais rápido no método “alemão”. Essa bebê é que tem sorte, vai aproveitar das duas maneiras de ser criada… vai ter só o melhor de 2 mundos hehehe
    Ultimo post: Sempre é tempo de … LAMENTAR !

  2. Ingrid

    August 23, 2011 at 09:26

    As diferencas sao muitas eu já tinha percebido nos tantos livros que já li. Algumas coisas eu concordo e outras nem tanto, provavelmente irei fazer uma “mistura” desses cuidados, mas muita coisa vou fazer como se faz no Brasil mesmo.

    E vc já se decidiu se vai adotar o jeitinho brasileiros ou alemao?

    bjos

  3. Liza

    August 23, 2011 at 10:17

    Mi, eu acabei fazendo uma mistura entre os dois. Sobre o banho, eu tinha o maior preconceito, mas confesso que amei fazer do jeito alemao por causa do umbigo. No Brasil, cuidei sozinha do umbigo do Miguel e hoje sei que nao ficar molhando o tempo todo ajuda demais. Para dormir também acho que o jeito alemao eh mais seguro. Agora a verdade é que cada mamae acha o jeito que combina com ela e a intuicao da gente vale mais que mil manuais juntos.
    Beijos
    Ultimo post: Trinta minutos de pausa

  4. Celi

    August 23, 2011 at 13:02

    Agora quero saber o que vocês vão fazer…rs
    Sabe que quando o Thomas nasceu também falaram um tanto sobre os cuidados para nós. Não acreditei no fato de não dar banho. Falaram que era para dar uma vez na semana e olhe lá. Não agüentei Mi! Juro que precisava manter meus costumes do Brasil.
    Mas com certeza precisa ter um cuidado com o umbigo. Viu?!
    Um grande beijo.
    Ultimo post: Apfel Kuchen ou Bolo de Maçã

  5. Mari

    August 23, 2011 at 13:39

    Eu misturei as duas coisas apesar de ter cuidado dos meus filhos no Brasil. Banho sempre dei todos os dias. Lavava o umbigo com água e sabão e depois secava com um cotonete e pronto. Nada de limpar 3 vezes ao dia e ficar mexendo.
    Dormir, sempre foi do jeito alemão. Meu pediatra sempre nos orientou a fazer isso. E na maternidade onde meus filhos nasceram, eles ficavam comigo o tempo todo e nada de mamadeira pra eu dormir!!!
    Acho que muita coisa esta mudando no Brasil, mas não há dúvidas de que não existe o jeito certo, existe o melhor jeito para cada mãe. Vc tera a possibilidade de misturar da melhor maneira possivel e vai ser otimo para o seu bebe.

    bjs, Mari
    Ultimo post: A moça da música do coração

  6. Márcia

    August 23, 2011 at 15:49

    Oi Mi, não existe verdade absoluta, no final das contas, é o coração da Mamãe Sabe Tudo que vai ditar o melhor jeitinho pra cuidar da criança, ou o jeito brazuca ou o alemão! E ótimo que vocês estejam fazendo o curso, aproveitem!
    Abs
    Márcia
    Ultimo post: O sorvete turco ~ Turkish ice cream

  7. Flor

    August 23, 2011 at 19:09

    Mi, sabe o que eu acho muito estranho por aqui? A falta de protetores, tanto no berço, como nas janelas! Já fui em várias casas com bebês ou crianças pequenas e nunca vi uma tela. E olha que geralmente as casas daqui têm 3 ou 4 andares e são como pequenos predinhos, mas ninguém coloca tela, nem nas janelas, nem nas grades dos terraços também.
    Me dá um medão!
    Beijossss

  8. Mary

    August 23, 2011 at 19:50

    Mikelli, aqui no Brasil a maior recomendação dada por todos os especialistas é que o bebê durma de barriga pra cima, com a cabecinha colocada de lado e sem travesseiro…
    E a mamadeira, algumas maternidades já estão proibindo a entrada dela :-)

  9. Luciana

    August 23, 2011 at 19:50

    Nossa, cada coisa diferente! Como mtas disseram ai, eu faria td misturado. Alias, aqui tbem se diz pra nao dar banho antes de cair o umbigo, mas eu nao aguentei! E o umbigo do Uri caiu com 8 dias, ou seja, nada mal.
    Pega todas as dicas, de todos os lados, mas segue o teu coracao e o teu instinto!!

    Beijo!
    Ultimo post: O pequeno poliglota

  10. Flavia

    August 23, 2011 at 23:00

    Mi, qdo a Victoria nasceu eu fiquei hiper confusa, estava nos EUA e tinha aprendido umas coisas, depois minha mae me falava outras, minha cabeca (que jah estava confusa com falta de sono fez um noh soh ha, ha, ha).

    Como vc disse, o melhor eh uma mistura de tudo. Vai ser tudo tranquilo, vc vai ver…

    bjs

  11. Marcela

    August 25, 2011 at 10:20

    O umbigo com certeza é melhor do jeito alemão, seca mais rápido e cai logo. Mas aqui a Hebamme passa um àlcool, não todo dia, e usa um pó cicatrizante da Welleda.Eu não dou banho de banheira todo dia na Laura, a ãgua daqui é muito calcarizada. No Brasil é mais quente e a àgua é mais leve, não tem problema. BJ
    Ultimo post: O que anda acontecendo por aqui

  12. Tamara

    August 25, 2011 at 12:17

    esse negócio de “natureba e zen” vc quer dizer porquinho, né? por favor, nao prive essa crianca de banho, hein mi???!!!! nene adora água, banho uma vez por semana???!!! pára, né?

  13. Vivi

    August 26, 2011 at 05:40

    Caraca essa parado do banho foi forte…Amiga banho todo dia, please – rsrsrsrsrs

    Bjokas
    Ultimo post: Inverno no RJ

  14. Milena F.

    August 27, 2011 at 22:48

    Imagino a confusão na sua cabeça com todas essas contradições!!!
    Boa sorte!

  15. Marcia H

    August 30, 2011 at 12:19

    Mi,
    minha parteira dava banho em Clara todos os dias, com água, leite e azeite, antes do umbigo cair. E creme, só se ficar vermelha. Eu usei Weleda e depois o da Baby Love, usei tao pouco que joguei fora domingo passado.

    Ah, a água depende da regiao, aqui em Aachen tem regiao com água dura e água mole, dependendo de qual represa vem.

    A roupa me foi aconselhado lavar nas primeiras semanas separada, com sabao neutro, sem amaciante. Depois de 6 semanas, junto com as nossas. Mas era tanta roupa, que dava para lavar separada sempre.

    Minha irma dava banho de chuveiro, com dois meses eu também dava, sentada. num banco de plástico.

    Dormir de barriga para cima, sem bichos e outros acumuladores de pó no quarto e limpar bumbum só com água e toalhinha de papel tb é recomendado no Brasil, depende do pediatra rsrs
    Ultimo post: minha mae dizia…

  16. Lia

    September 14, 2011 at 11:06

    Eu acho que muitas dessas diferencas podem ser “culpa” do clima também. No caso da mamadeira no hospital é fato que eles nao gostam e eu tive que brigar (de verdade, discutir mesmo) pra ganhar uma mamadeira porque minha filha estava com fome e eu nao tinha leite ainda. O melhor é tirar o que há de bom das duas culturas e principalmente seguir seu coracao.
    Ultimo post: [em Português e Alemão] Das Killer Brötchen / O pãozinho assassino

  17. Flor em Quadrinhos - Culturas…

    September 30, 2011 at 11:02

    […] Vale uma lida, por exemplo, no blog da Mikelli, onde ela relata as diferenças de cuidados com os bebês no Brasil e na Alemanha: http://www.mikelli.com/avental-branco/cuidados-com-o-bebe/ […]

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu parcialmente limpo
Céu parcialmente limpo
-5°C
Temp. sentida: -4°C
Humidade: 91%
Vel. vento: 4 km/h E
Por do sol: 16:53
Previsão January 20, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
0°C
Previsão January 21, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
-1°C
Previsão January 22, 2019
Dia
Algum sol
Algum sol
1°C