Curso de preparação para o parto

Aqui na Alemanha todas as mamães tem o direito de fazer um curso preparatório para o parto. Tanto faz se você é mãe de primeira viagem ou não. Claro que a maioria é! O curso é pago pelo seu seguro saúde e pode ser direcionado só para as futuras mães ou pode ser um curso mais compacto para o casal.

Nós quisemos fazer o curso juntos e diretamente na clínica onde vou ter a neném. Ele pode ser feito por uma doula, mas por ser um curso para o casal, quem fez foi uma psicóloga. Éramos um grupo pequeno de 4 casais, e pra minha surpresa, tinha mais uma brasileira lá! Mundo pequeno né?!

Foram 2 dias de muita diversão e intimidade. Normalmente esses cursos ensinam a mulher a como aguentar o parto da melhor maneira possível, e são famosos por serem cursos “arfantes”, já que a mulher fica lá arfando e gemendo que nem doidas hehe Já esse curso que fomos não era assim. Aprendemos a como respirar durante as contrações sim, mas sem exageros. Era quase como uma aula de relaxamento. Você aprende a se concentrar na respiração pra esquecer da dor, incluindo um teste, onde os homens tinham que beliscar a esposa e ela tinha que aguentar 1 minuto, se concentrando! Sadismo né?! haha Mas juro que com uma boa concentração, você realmente não sentia mais  o beliscão!

Também aprendemos técnicas, anatomia (isso foi meio nojento e assustador, mas necessário né!?) e posições de parto. E também como o marido pode estar sempre presente, sem irritar a esposa. Aliás, a clínica sugere que na hora do parto normal o homem esteja sentado atrás da esposa, abraçando e ajudando com massagens ou pressionando a barriga. Pelo menos assim eles não tem uma visão horrenda da coisa e tem algo pra fazer, ao invés de entrar em pânico! =D O Enrico gostou muito do curso porque agora ele sabe mais ou menos o que pode fazer pra me ajudar na hora, e não precisa ficar lá de lado sem fazer nada e só vendo como eu vou surtar haha

O curso também ajudou os casais a se unirem mais, porque quando é que vocês tem um dia inteiro só pra relaxar, ficar abraçados e curtir a barriga?! Saímos de lá relax total e bem mais seguros do que esta por vir.

Share this Story

6 Comments

  1. Eve

    August 21, 2011 at 12:17

    Fico feliz que o curso tenha valido a pena. Acho a presença do marido fundamental e acho que foi um acontecimento e tanto para o Enno. ;)
    Se vc conseguiu resistir aos beliscões só respirando… rsrs já é um grande passo pra encarar o parto.
    Bjs!
    Ultimo post: A necessidade de se ter metas

  2. Celi

    August 21, 2011 at 21:38

    Que maravilha Mi! Muito bom vocês terem participado do curso. Sabe que eu não fiz na gravidez do Thomas, só na do Felipe e no Brasil.
    Mas muito bom para você que terá o primeiro filho. Para seu marido também. E esse momento de curtição da barriga, do marido não tem igual. Delícia! E olha que bacana, ainda conheceu uma brasileira.
    Quanto ao parto, espero que fique tranqüila, pois dará tudo certo. Na gravidez do Thomas eu sabia muito pouco, ou melhor, quase nada de parto normal e deu tudo certo, apesar da infinidade de contrações. Então, respire, respire e boa sorte!
    Um grande beijo.
    Ultimo post: Blogagem Coletiva: Férias em Família

  3. Ingrid

    August 22, 2011 at 08:58

    Ai que legal que o curso foi ótimo! Eu ainda vou fazer o meu, na verdade eu nem iria fazer mas acabei resolvendo assim quase de última hora :) tenho lido tantooo sobre parto! tenho que me preparar psicologicamente pra esse momento rsrs
    bjos

  4. Marcelle

    August 22, 2011 at 11:36

    Ai, adorei ! Parece tão seguro assim , até animei hehe !
    Ah e achei a clínica super fofa tb, é em Munique mesmo?
    bjs
    Ultimo post: Sempre é tempo de … LAMENTAR !

  5. Vivi

    August 22, 2011 at 13:56

    Que delícia amiga, gostei disso :)
    Aqui no BR tbm tem esses “cursos” em diversas maternidades.
    Acho que é uma forma de tranquilizar e preparar os pais para este impt momento.
    Bjokas
    Ultimo post: Inverno no RJ

  6. Lu Francesa

    August 22, 2011 at 18:39

    Oi Mi,

    Te respondendo, uma pergunta lá no blog!
    Nós fomos de trem, não temos carro e raramente alugamos (na verdade só viajamos 2x de carro em 7 anos), mas deve ser bem longe, pq de trem para Paris são quase 6h + 2h para Rennes (por exemplo), de carro seria muito mais.
    Infelizmente não sei falar sobre viagem de carro aqui, pedágio,velocidade e etc :/, quem sabe um dia ? :)

    Aqui na França parece que é igual (ou bem parecido)ai, qto ao assunto maternidade, sei só o q ouço de amigas, só saberei de verdade qdo estiver grávida rs

    Beijocas,Lu.
    Ultimo post: Férias, 2011, Barcelona, quarto dia.

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu parcialmente limpo
Céu parcialmente limpo
-5°C
Temp. sentida: -4°C
Humidade: 91%
Vel. vento: 4 km/h E
Por do sol: 16:53
Previsão January 20, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
0°C
Previsão January 21, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
-1°C
Previsão January 22, 2019
Dia
Algum sol
Algum sol
1°C