Avental Branco, Grávidices
Parto cesárea eletiva

Parto cesárea eletiva

Eu sei que o tema é polêmico. Eu sei que atualmente existem várias campanhas a favor do parto natural e humanizado (e com razão). E sei que existe um número absurdo de cesáreas que são feitas sem necessidade. Mas eu venho defender o meu direito de ter feito uma cesárea eletiva.

Assim como é um absurdo condenar a mãe desde o princípio a fazer uma cesárea, acho horrendo criminalizar as mães que optaram por ela. Leia-se: optar por uma cesárea, depois de saber todos os prós e principalmente os infinitos contras. A decisão sendo da mãe e não do médico.

Quando digo aqui que Max nasceu de cesárea, as outras mulheres logo perguntam: qual foi o problema/complicação?

Não houve problema algum. Eu pensei, avaliei o meu primeiro parto, botei tudo na balança e me decidi. “Fácil” assim. Mas essa decisão não entra na cabeça de muitas mulheres, defensoras fervorosas do parto natural.

O parto natural é melhor que a cesárea? Claro que sim. Se eu tivesse que indicar para uma amiga, eu sem piscar os olhos diria: tenta normal. Mas existem casos e casos…e se a mulher decide pela cesárea, seja qual for o motivo, lutarei pra que esse direito seja respeitado. Sem preconceitos.

Até porque cesárea é uma operação difícil. Não pros médicos talvez, mas sim para a mulher. A dor e o sofrimento duram semanas, meses. Você fica com uma cicatriz visível para o resto da vida. Você passa meses não sentindo a pele no local e quando sente, é porque doi. Então não me venham com “vou fazer cesárea porque é menos dolorido que o parto normal”. Com o parto normal, você se levanta logo depois e retoma o seu dia-a-dia. Uma benção.

Se uma mãe escolhe (e não é forçada pelo sistema infeliz que temos no Brasil por exemplo) fazer uma operação dessas, é uma atitude a ser respeitada.

Cheguei ao hospital com contrações e dilatação avançados. Assim como no parto da Milena. E optei dessa vez pela cesárea.  Me senti menos mãe por isso? Não.

Meu parto foi lindo, com o marido do lado e depois de 10min já estava segurando o Max no meu colo. O calorzinho dele recém nascido foi tudo o que precisei para aguentar os problemas do pós-parto cesariano.

Toda mulher deveria ter o direito de escolher. E ponto.

Share this Story

Comments are closed.

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu nublado
Céu nublado
15°C
Temp. sentida: 15°C
Humidade: 56%
Vel. vento: 4 km/h E
Por do sol: 20:15
Previsão April 24, 2019
Dia
Algum sol com trovoada
Algum sol com trovoada
26°C
Previsão April 25, 2019
Dia
Algum sol
Algum sol
26°C
Previsão April 26, 2019
Dia
Periodos de chuva
Periodos de chuva
16°C