01.02.2002

Há 10 anos atrás eu sentava num avião rumo a Europa, com 2 malas de 32kg, muita coragem e um pouco de insanidade mental mesmo. Desde então não consegui mais “sair” daqui. No começo era tudo tão novo, tão desafiador e ao mesmo tempo meio desesperador. Hoje em dia eu sinto que minha casa é aqui.

Por isso acho estranho quando falo aqui que estou indo pro Brasil de férias, as pessoas me dizem “esta indo pra casa né?!”. Por um lado sim. Minha casa cultural, minhas raízes, minha família e valores morais. Por outro lado não. Minha casa é na Alemanha agora, onde a minha pequena família mora, onde aprendi a exercer meus direitos e deveres, minha casa racional.

No fim das contas sou como todos os expatriados brasileiros pelo mundo afora: não temos “casa” ao certo. Estamos em casa em todos os lugares e em lugar nenhum. Aprendemos a aproveitar as coisas boas de cada lugar e os defeitos nos irritam, fazendo a gente querer ir pra “outra casa”. A gente tenta optar pelo lugar com menos problemas.

Mais de 1/3 da minha vida passei aqui. E veremos pra onde o futuro nos levará.

10 anos
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

(Mario Quintana
)

Share this Story

10 Comments

  1. Milena F.

    February 2, 2012 at 14:10

    10 anos já? Parabéns!!!
    Ainda não estou nem perto da casa dos 10, mas entendo o que vc quer dizer… Se eu pudesse voltar todo ano de férias ao Brasil, iria superfeliz, mas quando estou lá não me sinto mais “em casa”. A minha casa é aqui, no meu cantinho que estamos construindo aos poucos, meu marido e eu! Lá no Brasil ficou a “casa dos meus pais”, meu antigo quarto de solteira com meus objetos de um passado que não volta mais… Até mesmo as roupas e calçados que ficaram no guarda-roupa, não me imagino mais vestida com eles! Ainda mais, sinto-me como uma visitante ilustre… ninguém quer me deixar lavar a louça… Até a minha cabelereira de lá não aceita mais que eu pague! Ela insiste em cortar e tratar o meu cabelo, mas não aceita mais pagamento, vê se pode? Não tem mais nada a ver com a vida que eu levava!
    Ultimo post: Murano, "a duas braçadas de Veneza"

  2. Sofia

    February 2, 2012 at 14:15

    Olá Michelle,
    O dia 1 de Fevereiro também marca um dia de mudança para mim, faz 1 ano que estou em Munique :)

    É uma experiência única viver em outro país e embora no país onde crescemos tenhamos muitas ligações a nossa casa é onde passamos o nosso tempo e somos felizes seja ela onde for.
    Eu costumo dizer que a “minha casa” é que nem uma caravana com rodas, pode mudar a paisagem, mas desde que eu me sinta bem, estou em casa :)

    beijo
    Ultimo post: Montessori em casa – A brincar também se aprende

  3. Celi

    February 2, 2012 at 16:04

    Mi,
    Parabéns! Afinal 10 anos não é para qualquer pessoa…rs rs rs Será que chego lá. Sabe que minha cunhada sempre diz que o limite para mudar e voltar para o país de origem são 10 anos. Depois disso, diz que a pessoa não volta mais…
    E afinal, a gente acostuma. Começa a encontrar um tanto de coisas boas aqui e lá. Temos mesmo que saber aproveitar…
    Beijos
    Ultimo post: "Menina acalma menino!"

  4. Ingrid

    February 2, 2012 at 23:37

    Parabens!!!

    Goste da sua frase “Aprendemos a aproveitar as coisas boas de cada lugar e os defeitos nos irritam, fazendo a gente querer ir pra “outra casa”.
    É assim mesmo e olhe que só tenho 2 aninhos aqui rsrs

  5. Clarinha

    February 3, 2012 at 02:22

    Parabéns! Dez anos não é bolinho, não! Já no meu caso, não sinto de jeito nenhum que a Indonésia é minha casa. Ainda bem que vamos para outro lugar este ano!
    Ultimo post: Sobre a rotina de ser mãe

  6. Delma

    February 3, 2012 at 12:29

    Oi Mi

    Caraca, 10 anos é tempo pra caramba!! Parabéns, na verdade, lar é o lugar no qual estamos rodeadas por pessoas que amamos! Mas ao mesmo tempo, a casa dos nossos pais sempre será o lugar no qual SEMPRE sentimos que podemos voltar a qualquer hora e momento.
    Enfim, acho que não expliquei nada…rs.

    Beijinhos

  7. Verônica

    February 3, 2012 at 19:18

    Parabéns Mi, nem lembro a primeira vez que comecei a ler o seu blog mas vc nem era casada ainda, mas já morava por aí. Então, parabéns pelos 10anos de Alemanha e continue sempre aprendendo mais e mais sobre sua nova casa.
    beijoss

  8. carolina

    February 4, 2012 at 15:14

    Admiro muito sua cara de pau de ir embora, é preciso muita coragem e se pensar que foi uma menina que decidiu largar tudo e ir sozinha para outro país torna tudo mais impressionante ainda.

    Parabéns.
    Ultimo post: Paciência.

  9. Ana

    February 9, 2012 at 01:52

    Menina do céu! Vc tb já está a dez anos aqui?? Passa rápido, né?
    Parabéns! A muitas felizes décadas na Alemanha!
    Ultimo post: quem foi que pediu??

  10. Vivi

    February 11, 2012 at 09:40

    Que lindo!!! Vc foi realmente corajosa e gosto disso amiga :)
    Precisamos nos ver, tenho presente para Milena :)
    Qdo vcs chegam ao RJ?
    Bjokas
    Ultimo post: San Francisco is AWESOME!

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu quase limpo
Céu quase limpo
13°C
Temp. sentida: 14°C
Humidade: 36%
Vel. vento: 0 km/h E
Por do sol: 20:11
Previsão April 21, 2019
Dia
Muito sol
Muito sol
22°C
Previsão April 22, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C
Previsão April 23, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C