O conto da lebre e da…?

Estavamos marido e eu pensando em que bichinhos de pelúcia dar pra neném, pra ela ir se acostumando com eles como companheiros de cama. Sabe aquela história: eles estão aqui pra proteger você e assim você dorme sozinha?! Então. Nisso pensamos que 1 podia ser um coelho/a,  já que ela vai conviver com os nossos coelhos de verdade mesmo.

Ai o Enno teve a idéia: se 1 é um coelho, o outro pode ser um porco-espinho pra combinar com o conto de fadas.

É realmente que idéia legal…oh wait! Porco-espinho??? A história era com a tartaruga!! Ele me olha e cai na gargalhada. Ta me achando com cara de palhaça? Qual a lógica da lebre competir com um porco-espinho? E foi nessa hora que meu mundo quase desaba. Tive que escutar a versão original da histórinha dos Irmãos Grimm sobre a lebre e o porco-espinho/ouriço.

Então tirem as crianças da sala, e peguem uma barra de chocolate pra resistir a mini-versão que vou contar:

Num domingo de outono, a Dona Lebre encontrou o Sr. Ouriço passeando pelos campos. E começou a rir porque as perninhas do Sr. Ouriço eram pequenas e tortas. O Sr. Ouriço ficou super chateado e desafiou a Dona Lebre pra uma corrida, já que ela estava tão certa que as pernas dela eram  melhores. Ela aceitou.

Chegando em casa o Sr. Ouriço contou sobre a aposta para a esposa, que disse que ele era louco!! “Você nunca vai ganhar!”. Nisso, o Sr. Ouriço conta o plano que já tinha bolado: Ele ia pra largada com a Dona Lebre e logo depois ia se esconder detrás de uma árvore. Perto da linha de chegada a Sra. Ouriço devia aparecer e dar um tchauzinho pra Dona Lebre, ganhando dela a corrida, já que o Sr. e a Sra. Ouriço eram beeeem parecidos. Ninguém ia ver a diferença.

E assim fizeram. A Dona Lebre correu horrores mas se espantou ao ver o Sr. (ou melhor Sra.) Ouriço já na linha de chegada. “Como você conseguiu?? Podemos tentar de novo??”. E o Sr. Ouriço disse que claro! Podiam tentar quantas vezes ela quisesse. E a Dona Lebre tentou 73 vezes!!

Na tentativa de número 74 a Dona Lebre não chegou mais na linha de chegada. Ela caiu no meio do caminho ensangüentada. Morreu ali mesmo. Já o Sr. e a Sra. Ouriço pegaram as moedas de ouro e vinho que ganharam na aposta e foram felizes pra casa. Fim.

Pronto. E ai? Traumatizados? Porque eu estou!! Eu já sabia que as histórias originais são bem crueis, tipo João e Maria queimam a bruxa no forno também e tal. Mas eu não sabia que elas eram tão sem sentido. Porque sinceramente, eu não consigo tirar uma boa lição de moral do conto acima. Vale a pena trapacear? Você não deve mostrar perdão?…

Pra animar os animos, a velha história da Lebre e da Tartaruga, versão Disney.

Share this Story

16 Comments

  1. Brunalemanha

    September 6, 2011 at 09:32

    PORRA, OURIÇO!

    nhaaa hahaha
    Eu fiz um post há um tempão sobre as cantigas infantis inglesas/brasileiras e suas bizarrices. Mas isso aê de ‘caiu ensanguentada’ foi demais.
    Bastava dizer que infartou, cansou, torceu o pé? Nããão!

    E eu que to pensando em ser Erzieherin, vou ter que botar meus instintos matadores pra fora.
    Que bom…

    Mi respondido em September 6th, 2011 11:49:

    vc vai poder liberar todo o seu lado sádico e vai ser adorada pelos pais! haha vai lendo todas as historinhas dos irmaos grimm no original pra ver se você aguenta o tranco…pq as criancinhas acham o máximo, mas eu me traumatizei! haha bjs!

  2. Mercia

    September 6, 2011 at 09:55

    AVE!!!! hehehehehe….
    essa eu gostei… mas isso é estoria pra crianca? tem certeza? vamos combinar!!!!

    da a tartaruga pra ela ate certa idade… e quando ela tiver cabeca pra entender a estoria, vc troca pelo porco-espinho…

    beijos
    eu
    Ultimo post: Onde comprar almoço numa empresa inglesa?

  3. Ingrid

    September 6, 2011 at 10:04

    Agora eu entendo pq as hisórias antigas foram modificadas! que horror!
    E se contavam essas coisas pras crianacas? se o mundo ta do jeito que ta hoje em dia com historias bonitas, imagine com essas bizarrices… eu hein! rsrs
    Mas sobre os brinquedos, é sempre bom ter as chamadas “naninhas” que dao seguranca pro bebê, Aqui em casa já ta cheio de brinquedo pros próximos anos até rsrs e pro comeco temos aqueles Greifling bem coloridinho e coisas do tipo, já que muito novinhos eles so fazem segurar o brinquedo.
    Ah, e eu comprei uma tartaruga bem fofa que quando vi me apaixonei! :)

    Mi respondido em September 6th, 2011 11:51:

    se contava? se conta!! eu procurei no youtube algum video desse conto em alemao e achei varios de crianças fazendo o “teatrinho” dessa fabula. Com direito a coelho morrendo no meio do caminho e tudo! =/ bizarro ne? Acho que se eu visse minha filha encenando isso teria um treco ali na frente de todo mundo! haha
    Nos tb ja temos um Greifling bem coloridao! Os bichinhos sao pra quando ela estiver maior mesmo. No começo ela so vai poder ver as cores mesmo =D bjs!

  4. Celi

    September 6, 2011 at 11:01

    Que cruel essa história. Confesso que prefiro a versão da Lebre e a Tartaruga.
    Agora, me diz o que preferiu em relação ao bicho de pelúcia. Vai querer um Ouriço? rs
    Quanto aos bichinhos para os bebês se apegarem, sabe que o Felipe tinha uma ovelhinha de pano (só a cabeça e o corpo era molinho, tipo uma fralda). Já o Thomas não quis saber de nada. Depende da criança, acaba variando.
    Mas acho que vale a intenção, afinal faz parte da decoração. Não? rs
    Beijos
    Ultimo post: Praia? Rio!

    Mi respondido em September 6th, 2011 11:54:

    Eu vetei o Ouriço! haha Nao consigo acreditar até agora na historinha. Acabei decidindo por um jacarézinho! haha É bem colorido, diferente e apesar de nao estar na fabula, vai virar o companheiro de cama dela. Vamos ver se ela aceita.

    Sobre as fábulas…até agora nao sei como resolver esse “problema”. Na escola ela vai aprender a versao cruel da coisa, mas acho que até lá, vou comprar os livrinhos no Brasil =D bjs!

    Celi respondido em September 6th, 2011 12:55:

    Mi,
    Voltei para dizer que acho que as crianças precisam conhecer as inúmeras versões das histórias. Precisam saber que nem todas terminam com um final feliz. Faz parte, não? Terão que conviver com isso e muito mais. Mas tudo no tempo e hora certa.
    Beijos
    Ultimo post: Arte na Escola II

  5. Camila

    September 6, 2011 at 11:34

    Outro dia, vendo um quiz show, descobri que Rapunzel é um tipo de Feldsalat, ao invés dos rabanetes que aparecem na maioria das traducoes…
    E a versao mais hardcore dessa história é um verdadeiro show de horrores; a mae dela estava com desejo de Rapunzel e o pai furtou algumas vezes da horta de uma bruxa, que o pegou em flagrante e disse que ele poderia pegar o quanto quisesse, com uma condicao: que desse o bebê a ela, após o nascimento. Dá pra acreditar que deram a crianca? Aos 12 anos ela foi trancada numa torre no meio de uma floresta, sem escadas ou porta – apenas uma janelinha. A bruxa pede pra que ela jogue as trancas, pra subir e o príncipe, que estava passando e ouviu o canto da sereia, digo, da Rapunzel, um dia resolveu fazer o mesmo. Chegando lá em cima, passou uma conversa na donzela, que rapidinho topou casar com ele. Ela caiu na besteira de comentar com a bruxa, que tinha recebido visita e ela passou a tesoura nas trancas e de castigo a levou pra um deserto, pra morrer abandonada.
    O príncipe volta à torre, sem saber de nada. A bruxa discute com ele, que cai da torre em cima de uns espinhos e fica cego! Perambula pelo mundo por alguns anos até encontrar Rapunzel e um casal de gêmeos, seus filhos. Duas lágrimas dela curam os olhos dele e voltam pro reino.
    Será que essa fábula foi escrita pra prevenir as meninas alemas contra os riscos do sexo na adolescência? Rapunzel “bobeou” e olha quanta coisa ruim aconteceu! :-P
    Ultimo post: Tristes divas

    Mi respondido em September 6th, 2011 11:56:

    Ai meu deus!!! esse conto ai ta melhor do que qualquer campanha pra prevençao de gravidez na adolescencia!! haha Nao sabia que tb era tao cruel assim. E sinceramente, cade a moral dessas historias?? Se vc tiver com desejo, vale a pena vender até o proprio filho? Se vc bobear, vai parar sozinha no meio do deserto? Se vc tentar salvar o amor da sua vida, você pode ficar cego?? é bizarro! hehe bjs!

  6. Camila

    September 6, 2011 at 11:45

    E fui olhar na Wikipedia, nao é que o Enrico tem razao? http://de.wikipedia.org/wiki/Der_Hase_und_der_Igel (Ainda bem que as ilustracoes – lindas, aliás – nao mostram a morte da lebre!)
    Ultimo post: Tristes divas

  7. Marcelle

    September 6, 2011 at 14:56

    Gente, chocada com esse coelho ensanguentado kkkk !
    mas vendo o video aqui comigo, marido falou q o problema são sempre as mulheres q distraem o cara (nesse caso a lebre), eu mereço ?
    Gosto bem mais da versão Disney ! #adulto q não cresceu

    bjs
    Ultimo post: Sempre é tempo de … ESTUDAR !

  8. carolina

    September 6, 2011 at 21:13

    Minha irmã nunca superou o conto original do cão e a raposa….traumatizou mesmo…eu sempre escutei a versão fofa dos contos de fadas e mesmo assim cai na bobeira de acreditar no felizes para sempre….hahahahaha

    E sua filha hein?! Vai ser durona ouvindo esses contos desde pequenininha né?! hahahaha

    Adorei o jacaré…super tropical….

    bjs
    Ultimo post: Dança dos dedinhos da Chanel

  9. Becca

    September 7, 2011 at 10:29

    Vocês tem que ver que os irmão Grimm coletaram os contos na vilas por onde passaram. Alguns desses contos existem desde a idade média, quando as lindas e boas criancinhas iam ver pessoas serem decapitadas, enforcadas etc, como diversão, e até participavam jogando tomates e pedras. E algumas pessoas se divertem em saber que tem alguém mais ferrado do que ele próprio. Vai ver é por isso esse teor um tanto quanto macabro das histórias.

    E, claro, tem um lobo mau na floresta que ataca menininhas (menininhas, não vão andar sozinhas na floresta, heim!), tem a bruxa que engorda criancinhas pra depois comer (eram as curandeiras pagãs que viviam nos bosques, que, consideradas hereges, deviam ser evitadas pelas crianças). Se bem que no caso de Joao e Maria, em sua versão original, os bruxos foram o pai e a madrasta que os fizeram se perder na floresta pra não ter que alimenta-los! No caso da lebre e do ouriço, deve ter sido para aqueles menos afortunados se contentarem sabendo que a esperteza pode superar outros atributos que lhes faltam. Vai saber o que passava na cabeça desse povo “trocentos” anos atrás, né?

    Mas, honestamente? Acho que os alemães preparam suas crianças para o mundo. Desde pequenos sabem que contos de fadas perfeitinhos não existem, e que a vida pode mesmo ser dura de vez em quando.

    Bjokas.

  10. Vivi

    September 7, 2011 at 15:23

    Na boa amiga, eu prefiro ficar com a versão Disney da coisa – rsrsrs
    Fiquei chocada com essa coisa do coelho morrer no meio e os demais usarem de trapaça…acho que não é legal para criança – rsrsrs Se bem que todos falam que os originais são sempre crueis:)
    E aí, vai de jacaré?rsrsrsrsr

    Bjokas
    Ultimo post: Inverno no RJ

  11. Flor

    September 7, 2011 at 15:33

    Não entendi pq ela caiu ensanguentada, coitada! =)
    Mi, tem um site onde eu li pela primeira vez as versões “cruas” dos contos de fada. É ótimo: http://www.surlalunefairytales.com/index.html

    Só que não dá pra se imaginar contando essas pros filhos, por aí que a molecada não vai dormir messssmo. O filho de uma amiga brasileira ficou horrorizado com o “negão” que anda ao lado do São Nicolau aqui no Natal, foi terrível tirar o medo do moleque. hahahaha

    bjssss

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu nublado
Céu nublado
15°C
Temp. sentida: 15°C
Humidade: 56%
Vel. vento: 4 km/h E
Por do sol: 20:15
Previsão April 24, 2019
Dia
Algum sol com trovoada
Algum sol com trovoada
26°C
Previsão April 25, 2019
Dia
Algum sol
Algum sol
26°C
Previsão April 26, 2019
Dia
Periodos de chuva
Periodos de chuva
16°C