Blogagem Coletiva: Alimentação Infantil na Alemanha

MIUi que tema complicado que as meninas do MI escolheram! Principalmente pra uma mãe-to-be. Depois de 9 anos na Alemanha eu ainda não sei como um adulto pode seguir uma dieta balanceada por aqui, com tanta batata e salsicha. O prato básico de um alemão é simplesmente composto de algo de batata com algum legume e/ou um pedaço de carne de porco. E as crianças?

Bom, eu sou muito inexperiente pra falar por enquanto sobre o assunto. Tem outras coisas que me preocupam mais no momento, do que o que meu filho vai comer quando estiver maior. Então, só posso falar do que eu vejo na rua e de amigas que tem filhos.

Vamos começar com os nenéns pequenos. Leite é o alimento básico com certeza, pelo menos até os 5 meses. A partir daí  os médicos dizem que se pode começar com as papinhas. Que geralmente são compradas nas lojas, já que as papinhas aqui são relativamente bem controladas e não tem tantos conservantes ou corantes. O que é uma mão na roda! Nunca escutei de nenhuma criança que tenha desenvolvido alergia a papinhas industriais por exemplo.

Quando o “choque” inicial passou e o neném começa a pegar gosto pela comida, os alemães não fazem mais cerimônia: o neném come e experimenta tudo o que os pais comem. Desde salsichas (juro!!! eles chupam a salsicha pra pegar o gostinho) até bolo e doces. Outra coisa que todo neném aqui gosta: Brezels!! Pois é, aquele pão bem salgado…que é gostoso mas não é saudável né?! Mas o prazer de chupar o sal é maior.

Tirando essa parte da alimentação que choca qualquer brasileiro, tem a parte boa: as crianças aqui comem bastante verduras, legumes e frutas! Até na hora do recreio, elas levam na lancheira o seu pimentão, cenoura ou pepino cortadinhos! E comem com gosto.

Outra coisa que “faz parte” da alimentação por aqui é a sujeira. A criança acaba de enfiar uma mão cheia de areia ou terra na boca? Deixa ela…assim ela aprende o que é bom ou não. Assustador?! Pois é, aqui é normal. Chupeta caiu no chão? Dê de volta. Criança divide uma cenoura com o seu coelho e depois bota na boca? Ignore.

Pois é, a alimentação das crianças na Alemanha pode não ser das melhores, mas pelo menos não estressa os pais e as crianças também não. Tudo é bem… “natural”. =)


Saiba como funciona a alimentação infantil em outros países, acessando o site das Mães Internacionais.

Share this Story

14 Comments

  1. Ingrid

    May 19, 2011 at 09:32

    Antes comer salsicha e joelho de porco doque se intupir de pão como os Holandeses. hahaha
    Aqui o pok tá na fase de querer tudo oque comemos e se não tem pimenta eu sou, coisas que não podemos dividir com ele (doces, snacks em geral), não comemos na frente dele, simples assim, por que dá pena ver o bixinho com a boquinha aguada querendo um pedacinho e não dar, tb acho sacanagem dar snacks e afins agora. =)

    Beijocas

  2. Brunalemanha

    May 19, 2011 at 10:30

    Ai Mikelli, agora você me fez sentir melhor! Pensei que era só eu que estranhava isso ahuaeha

    Comer pimentão como se fosse maçã, pepino como se fosse pirulito… ave.

    E os Kindergarten que vão pros parquinhos? As crianças comem areia, lambem os brinquedos de areia e mais aberrações.

    Então siga aí, me diga depois como é ser mãe na Alemanha que eu penso com carinho quando chegar minha vez :P

  3. Fernanda

    May 19, 2011 at 12:18

    Interessantíssimo e até um pouco parecido com a Suécia nas salsichas e nos potinhos…rs Beijos.
    Ultimo post: Alimentação Infantil – Suécia

  4. Clarinha

    May 19, 2011 at 15:47

    Hahahahah, morri de rir com a sujeira! Aiai, é complicado adequar-se a todas as diferenças, né? Aqui em casa, nada do cardápio indonésio foi incorporado, hahahah. É tudo gorduroso e apimentado!

  5. […] Michelle: Mamãe sabe tudo […]

  6. Daniela

    May 20, 2011 at 08:55

    Adoro batata com linguiça! hmmm Eh engraçado, no post da Celi tb é so batata. Como disse p ela, deve ser resquicio da epoca das fomes, onde a batata salvou o povo. Nao adianta, a batata entrou na cultura e ficou ne..
    No nosso caso temos é q tentar jogar com a criatividade p ter um cardapio mais rico. :)
    bjos
    Ultimo post: Alimentação infantil na Italia

  7. Carol

    May 20, 2011 at 13:27

    Oi Mi!
    A pediatra das crianças aqui, tb falou que as papinhas são ótimas, o único problema de só dar papinha e não misturar com comida caseira é que a criança pode estranhar o tempero da mãe quando começa a comer junto com a família. Mas acho que vc ainda tem tempo pra pensr nisso tudo… Acho bom não se estressar, eu tb deixo as crianças comerem algo que deu uma caidinha no chão, dependendo do chão, claro, não sou tão desestressada, mas chego lá… rsrsrs Você vai ouvir muitos conselhos e opiniões sobre esse tema e as vezes contraditórios, não da pra seguir todo mundo, então, no fim o certo é seguir seu coração de mãe que tudo fica bem… :) Beijinhos!
    Ultimo post: Sonhos e filosofia

  8. Carol

    May 20, 2011 at 13:27

    Oi Mi!
    A pediatra das crianças aqui, tb falou que as papinhas são ótimas, o único problema de só dar papinha e não misturar com comida caseira é que a criança pode estranhar o tempero da mãe quando começa a comer junto com a família. Mas acho que vc ainda tem tempo pra pensr nisso tudo… Acho bom não se estressar, eu tb deixo as crianças comerem algo que deu uma caidinha no chão, dependendo do chão, claro, não sou tão desestressada, mas chego lá… rsrsrs Você vai ouvir muitos conselhos e opiniões sobre esse tema e as vezes contraditórios, não da pra seguir todo mundo, então, no fim o certo é seguir seu coração de mãe que tudo fica bem… :) Beijinhos!
    Ultimo post: Sonhos e filosofia

  9. Celi

    May 20, 2011 at 18:13

    Oi “vizinha”, tudo bem?
    Assino embaixo do seu post, agora não sabia dessa parte da sujeira e da chupeta.
    Nossa… 9 anos por aqui. Totalmente adaptada? rs
    Vamos nos falando…
    Um beijo.

  10. Fla

    May 22, 2011 at 22:42

    Mi, soh pra falar que gostei do seu novo layout, super-hiper maternal ha, ha, ha

    bjs

  11. Marcia H

    May 23, 2011 at 13:01

    Mi,
    qd fiz a consulta de 4 meses de Clara a pediatra disse: vc já pode dar papinha. Eu respondi: vou amamentar exclusivamente até os 6 meses completos (recomendacao da OMS). E perguntei, vc deu papinha pra sua filha com 4 meses. Ao que ela respondeu: Nao, eu amamentei até os 6 e nunca dei papinha a minha filha.
    Ah, tá, falei eu. Meu marido riu muito com isso.
    Clara nunca comeu papinha. Pra mim é o mesmo que se alimentar de conservas o tempo inteiro. E ela come de tudo, até salmao defumado e aspargos. Nao comeu doces até 2 anos, evitei sal e embutidos.
    Existem maes meio neuróticas tb… vejo que eu nao sou a única a limpar as maos dela no parquinho que frequento. rsrsrs

    Mi respondido em May 23rd, 2011 13:41:

    Haha adorei a resposta da médica. Realmente não sou nem um pouco fã das papinhas, mas sei que podem ser super praticas. Quem é super alergica como eu já evita de antemao os produtos industrializados, mas sei que nao vou ter pique de cozinhar todo santo dia pro nenem. Vou tentar, mas sei que vai ser quase impossivel, pq eu sou um zero a esquerda na cozinha. Nessas horas apelarei pras papinhas bio. :)

    Agora limpar as maos no parquinho eu nunca vi haha sera q as maes aqui da baviera e da saxonia sao mais desencanadas?! Bjs!

  12. Carine

    May 24, 2011 at 13:41

    Oii Michele, gosto muito de te ler, para quem ainda nao pariu ja sabe tudo hahaha.
    Esta coisa de chupar salsicha e comer embutidos é bem europeu, aqui os tradicionais tb praticam. Como diz a Beta comer macarrao com presunto picadinho é um classico aqui. veja bem?! Eu fui super desencanada com sujeira, sempre deixei comer o pedaço que caia no chão, no chao ta nao na areia…rs. quanto mais “sujeira” a criança colocar na boca mais ela fica resistente aos malvados microbios e menos doente tb. E claro menos stress com ‘nao coloca na boca’, ai isto é dor de cabeça para as maes e stress p os filhos… mas cada mae sabe, né, sabe tudo né?!
    beijao e na barriga tb!

  13. Carine

    May 24, 2011 at 13:50

    ahh! PARABENS PRA VOCE NESTA DATA QUERIDA MUITAS FELICIDADES MUITOS ANOS DE VIDA E DE MAMAE!!!
    foi ontem né! beijos e abraços querida Michele
    Ultimo post: Super vaca carregadora

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu quase limpo
Céu quase limpo
13°C
Temp. sentida: 14°C
Humidade: 36%
Vel. vento: 0 km/h E
Por do sol: 20:11
Previsão April 21, 2019
Dia
Muito sol
Muito sol
22°C
Previsão April 22, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C
Previsão April 23, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C