Números e mais números

Marido chega em casa e conta a conversinha que teve no trabalho com outros colegas, que já são pais ou acabaram de ter filhos:

Marido: Então Fulaninho disse que a esposa ganhou uns 20kg durante a gravidez. O Zezinho nem acreditou, porque a mulher dele ganhou uns 15kg só, mas também ele disse que ela é bem baixinha e ficou parecendo um bujão. Ai chega um dos chefes e fala todo prosa que a mulher dele só engordou uns 10kg. E depois completa rindo que ela já era gorda mesmo antes da gravidez por isso não tinha como engordar mais. =D

Mi (sem palavras): 8-O
Marido: A propósito, quantos kg vc já engordou até agora???
Mi: Vai tomar banho!!!!!!

Que obsessão masculina por números!! Acho que o Enrico já me perguntou umas 10 vezes desde o começo da gravidez. De vez em quando eu respondo, mas faz tempo que já desisti de falar, porque afinal, qual é a diferença? Eu posso engordar 40kg se depois eu conseguir perder tudo de novo, da na mesma.

Claro que eu controlo um pouco o meu peso, mas sinceramente…só me peso quando vou na médica. Em casa nem me preocupo. Por mim eu só me pesaria antes do parto =D Por curiosidade. Mas como aqui tá tudo documentado no passaporte materno, eu acabo dando uma olhada.

Então deixa os homens com as neuras deles né?!

ps: Querido do meu coração, se eu algum dia escutar que você falou desse jeito que seus amigos falam das esposas no trabalho de mim, alguém vai dormir um booom tempo no sofá! ;) Só pra avisar.

Share this Story

14 Comments

  1. Celi

    August 10, 2011 at 14:12

    Apoio você! Certíssima! Lógico que não dá para exagerar, mas ficar neurótica pensando nos quilos que ganhou… Por favor! E se o marido ficar perguntando ou comentando dessa maneira com os amigos coloca mesmo para dormir no sofá… rs
    Mi nas duas gravidez eu engordei bastante, perdi também e continuo na luta pelos 7 quilos que ficaram por aqui. Mas tudo é possível e não desisto. Precisa ter determinação e persistir que voltará e ficará bem.
    Um beijo.
    Acho que tem razão em relação ao meu post de hoje. Talvez esteja querendo demais! rs

  2. celia

    August 10, 2011 at 14:45

    Querida, realmente tem gente que engorda muito durante a gravidez, mas é como vc falou, nao importa qto aumentou, depois da gravidez da pra perder os quilos em excesso. Nao adiante ficar pensando nisso agora. Bj

  3. Paula

    August 10, 2011 at 15:24

    É manda ele dormir no sofa, tomar banho , nao encher o saco, aproveita que vc tem a desculpa dos hormonios. A gente ja fica neurotica demais com isso o papel dele é falar que vc ta linda de qualquer jeito e ponto. E depois vc se preocupa com isso pq agora é hora de curtir a barriga. :wink: Beijo grande

  4. Honey

    August 10, 2011 at 20:03

    tambem fiquei sem palavras!!heheh
    Eh normal a mulher engordar nessa fase e como a Paula disse, nem se preocupa com isso, pq vc tem curtir sua gravidez.

  5. Georgia Aegerter

    August 11, 2011 at 07:27

    Mi, e ele entende português? Senao o recado nem adianta.

    Na tua idade perde-se tudo depois sem sacrifícios, basta sair sempre com o bebê e caminhar.

    Vc chama Henrico? Eu chamo de Henrique, rs.

    E quanto tempo ainda falta?

    Bjao

    Mi respondido em August 11th, 2011 12:33:

    Oi Georgia,

    sim ele entende portugues! hehe Senao teria escrito em alemão mesmo ou inglês. A gente mistura todas as linguas aqui em casa ;)

    O nome dele é Enrico mesmo. Bem latino né?!
    Faltam 1 mês e meio! Ou menos!! ai ai…como o tempo ta voando! bjs!

  6. Marcia H

    August 11, 2011 at 12:00

    Nao é bem assim, Mi. O que vc deve(pode) engordar, depende do seu BMI pré-gravidez.

    O problema nao é engordar e perder depois. O problema é o que o excesso de gordura durante a gravidez pode causar de problemas para o seu corpo e para o neném. Tem o risco do aumento de pressao, que pode levar até a eclampsia. Tem o risco de diabetes. Tem vários outros riscos.

    Meu médico me deu pito quando eu engordei 2 kg num mês (30 dias) e me disse um monte de coisas. Qd eu engravidei da primeira vez, meu ginecologista, hoje falecido, também me disse na lata: olha, vc só deve engordar 12 kg no máximo, o ideal seria entre 8 e 10 por causa de seu tamanho.

    Um estudo na Australia indica que filhos de mulheres que engordaram mais de 15 kg na gravidez tendem a ser obesos.

    Vamos fazer as contas? Baby entre 3 e 3,5 kg. Líquido aminiotico: 1 kg, Placenta 1 Kg, 2 kg de líquido acumulado, 1 kg de peito, utero e sangue, ca. de 3 kg de gordura = ca. 11,5 kg. Tudo a mais é excesso rsrsrs

    Mi respondido em August 11th, 2011 12:42:

    Oi Márcia,

    Claro que existem os limites médicos. Quando o peso da mãe ameaça a criança, é claro que todo mundo passa a controlar. Mas quem tem que dar digamos assim, o alarme, é a médica ;) E ninguém mais. Até porque depende muito também da altura e corpo da mãe.

    Pra uma alemãzona de 1,85m, acho que sua conta de 11,5kg será beeem pouco. Ou os 15kgs que ameaçam a criança de obesidade, também nao batem. Eu não sou tão alta, mas com 1,72m acho que ainda posso engordar uns kgs a mais, sem que a médica considere um perigo. E digo que já passei do valor da sua conta! haha

    Acho que o peso deveria ser que nem os outros valores de uma gravida: privados. Ninguém sai por ai perguntando do seu ph vaginal ;) haha mas todo mundo quer comparar o peso, mesmo sendo um valor super diferente de mulher pra mulher. É até legal saber e ver como as outras aumentam ou perdem os kgs depois, mas mais por curiosidade do que por efeito comparativo. Cada caso é um caso e não tem como falar do começo qtos kgs a gente pode engordar.

    Bjs!
    Mi

  7. Simone

    August 11, 2011 at 13:13

    Nossa eu estava alhei a essa preocupacao dos homens. Nao sei se marido ‘e excessao, porque engordei 20kg em 1 anos de Holanda (perdi uns 12 ja) e quando eu pergunto pra ele, ele diz que nao notou ahahahahha

    beijao

  8. Marcia H

    August 11, 2011 at 13:24

    Mi,
    eu iniciei meu posting dizendo: O que vc deve(pode) engordar, depende do seu BMI pré-gravidez.

    Aqui na Alemanha a maioria dos ginecologistas nem prestam atencao no peso, é só mais um dado a ser colocado no Mutterpass. Se eles fossem mais atenciosos com isso, menos grávidas teriam complicacoes.

    E claro q é como vc diz, cada um faz o que quer. O filho é seu, a barriga é sua! A conta nao é só minha, foi do meu médico. Poe aí 3 kg de gordura no carrinho do supermercado, daquelas tipo para fritar e pense um pouco

    Mi respondido em August 11th, 2011 13:52:

    Oi Marcia,

    nao quis ofender e nem considerei seu comentário ofensivo ;) Só quis dizer que cada uma tem uma conta diferente. Se o seu médico disse que pra vc era assim, melhor seguir as orientaçoes.

    Minha médica sempre presta atenção no meu peso e nunca escutei aqui das mães que conheço que elas tiveram problema por causa do peso, e muitas aumentaram até 20kg. Mas como disse, depende de cada uma.

    Sobre o BMI, ele é um indicador. Mas ele não te indica muito sobre a quantidade de gordura do seu corpo ;) Você pode estar “untergewichtig” e estar cheia de gordurinhas…é a famosa falsa magra. Pra isso existem outros valores que calculam a gordura corporal.

    Acho que qq mulher consegue ter uma noçao que 3kg de gordura podem ser muita coisa (sem contar com os valores mínimos que qualquer ser humano tem que ter pra sobreviver…digamos assim 3kg de gordura “a mais”), mas acho que seria mais nocivo ainda começar a querer elimina-los agora na gravidez. O mais importante é comer coisas saudáveis e manter uma dieta balanceada. Se mesmo assim a gente acaba engordando mais do que queria, o jeito é correr atras depois. ;)

    Muitas mulheres (e nesse caso homens) acabam ficando neuróticas com o peso durante a gravidez e era isso que eu queria dizer. Desculpa se te ofendi com o comentário. Beijos!

  9. arlete

    August 11, 2011 at 13:29

    O duro é quando, depois de 7 meses do parto, ainda te perguntam se está grávida. A minha indisciplina para perder peso é de me deixar mais gorda. Na primeira gravidez engordei 9 kg e sai da maternidade com 8 kg a menos e nunca perdi o quilo extra. Na segunda, engordei 10kg e não perdi nada até agora. Cada uma é cada uma. E tem homem que vem com cada uma!

  10. Karin

    August 11, 2011 at 19:17

    Oi maninha!! Tô com vc e não abro. Caraca eu engordei 16kg e ainda diziam que o bebê deveria estar apertadinha na minha barriga, já que esteticamente não parecia. Temos o privilégio de sermos magras longilíneas e podemos engordar bem, desde que tenhamos uma alimentação e vida saudável. Minha pressão era baixa e assim continuou até o final, não tive diabetis e até na véspera da gravidez ia fazer minhas comprinhas básicas sozinha e caminhava por umas 2hs e nem perna inchada eu tive. Após a gestação em dois meses eu estava com 18kg a menos, ou seja 2 kg a menos que antes da gravidez. Te digo que depois que vc tem o filho, só se fica gorda se vc for ansiosa demais e comer muito por isso(ex. clássico: comer o resto da papinha do seu bebê,argh) , pq tudo que vc tem que se desdobrar para fazer e atender o seu bebê,… como lavar, arrumar, dar de mamar e ainda conseguir dormir, faz com que se fique uma caveira. Hoje os médicos dizem que Kayla, nossa filha, será tão magra como os pais, pq tb é longilínea e eu não a privo de comer nada como outras mães, desde que coma a comida saudável primeiro. Ela é do tipo que se está satisfeita de comer chocolate me pede para guardar e não detona tudo .como eu fazia qdo era criança.Os anos passam e ela só espicha e o peso aumenta a duras penas e olha que a guria come… Te digo que não existe médico nenhum que entenda melhor do seu corpo do que vc mesma!!! Vc está uma modelo/manequim de mãe, só com uma linda barriga!!! Bjão

  11. Vivi

    August 13, 2011 at 04:47

    Blog tá de carinha nova, gostei tbm :)
    Amiga na boa, se eu souber que o qdo eu ficar grávida o Love falou assim de mim…nem sei o que faço- rsrsrsrs
    Tô com vc, posso ganhar 100 kilos, mas se Deus eu voltar ao normal, blz :) Tô nem aí!

    Bjokas

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu quase limpo
Céu quase limpo
13°C
Temp. sentida: 14°C
Humidade: 36%
Vel. vento: 0 km/h E
Por do sol: 20:11
Previsão April 21, 2019
Dia
Muito sol
Muito sol
22°C
Previsão April 22, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C
Previsão April 23, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C