Doce sofrimento

Quem aqui gosta de chocolate levanta a mão!! Agora levanta a mão quem sabe da onde o cacau do seu chocolate preferido vem?

No Brasil temos até plantações, mas aqui na Europa o cacau é importado da África, mais normalmente da Costa do Marfim, onde todas as grandes empresas do ramo (Nestlé, Cadbury,Kraft) tem sede. Até ai, nada de anormal.

O problema é a mão-de-obra usada nessas lavouras: trabalho infantil. Não só as crianças locais tem que trabalhar por causa da grande pobreza, como crianças dos países vizinhos são contrabandeadas e vendidas como escravas para trabalhar nas plantações! Por 230 euros você compra uma criança, que nem sequer sabe falar a língua local para reclamar de algo. Ela não recebe pagamento algum e tem que trabalhar horas e horas colhendo cacau, pra gente aqui na Europa comer chocolate baratinho e gostoso. Alias, os alemães estão na frente quando o assunto é consumo de chocolate: 10kg por pessoa/ano.

Mas não pensem que é só na África não. O problema do trabalho infantil também atinge várias plantações na América Latina. Então o que fazer?

transfairSe você quer comer um chocolate e não ficar com a consciência pesada, escolha chocolates que tenham a marca de instituições internacionais, certificando que esse produto não foi feito com mão-de-obra infantil ou escrava. Selos como a da Transfair garantem que você coma um chocolate gostoso e JUSTO! ;)

Share this Story

10 Comments

  1. Bruna

    February 6, 2011 at 13:14

    Ahá, obrigada pela explicação do selo! Eu nunca entendi :-) Boa, de criança trabalhando já chega as que fazem sapatos na Ásia…
    Ultimo post: Want more traffic Publicize now makes it easy

  2. carolina

    February 6, 2011 at 14:55

    Ai cara…e aqui que não tem selinho, a gente acredita que tá tudocerto e tudo bem e compra o chocolate assim mesmo? principalmente de lojas como kopenhagen…como saber se todo o processo de produção não involve nenhuma ilegalidade. Deveria rolar uns selinhos desses por aqui tb.
    Ultimo post: On the road

  3. Mel

    February 6, 2011 at 16:36

    Eu fui trabalhar na Feira Internacional de Doces na semana passada e fiquei super surpresa que nenhuma das quase 30 empresas de chocolate brasileiras tem selo Fair Trade. :( NENHUMA!!!
    Ta na hora do pessoal se conscientizar ainda mais para poder exportar.

    Mi respondido em February 6th, 2011 18:53:

    Mas é que no Brasil o pessoal nao ta nem ai pra condiçoes de trabalho decentes ne?! A gente ainda tem resquicios de escravidão no Nordeste e queimamos nossas florestas pra produzir soja…quem liga pra Fair Trade ou Bio? Uma pena. bjs!

  4. Delma

    February 6, 2011 at 17:04

    Nossa Mi

    Nao imaginava mesmo que isso acontecesse, agora toda vez que comer um chocolate, vou lembrar de toda esta vergonha e nao vou consegui comer, pq NUNCA vi este selo em nenhum chocolate aqui no Brasil, apesar de nao comer muito chocolate.
    Vou avisar para os meus amigos.

    Beijinhos

    Mi respondido em February 6th, 2011 18:55:

    pois é Delma, no Brasil é super dificil. Até agora nao achei nenhuma marca que realmente indicasse a origem dos produtos usados. Sera que ai em Sampa nao tem loja de produtos organicos? No Rio esta começando a surgir…algo tipo Mundo Verde mesmo. Pelo menos os organicos geralmente tem uma boa responsabilidade social ;) bjs!

  5. Camila

    February 6, 2011 at 18:40

    Mi, vc sabe se as empresas que produzem chocolate mais caro/exclusivo (Lindt, Godiva, Neuhaus e afins) trabalham com chocolate fairtrade?
    Ultimo post: Música para sentir

    Mi respondido em February 6th, 2011 18:51:

    Oi Camila!
    nem todo chocolate caro que faz propaganda, realmente cumpre o que diz…senao eles teriam um selinho garantindo. ;) Alias, existem uns selinhos que nao valem nada tb…tipo o do Starbucks, que é comprado.
    Da uma olhada aqui:

    http://scryve.com/godiva-chocalatier-inc/

    http://www.evb.ch/p15229.html

    Bjs!

  6. Laura

    February 7, 2011 at 23:09

    Ai Mi, qdo a gente pensa q a coisa ta melhorando aparece uma dessas heim. Eu penso o seguinte, poe preço na coisa, mas num explora criança não.
    Vou começar a procurar o selo.
    Bjs

  7. vivi

    February 10, 2011 at 22:33

    Putz Mi, aqui no BR nunca vi esse selo. Não sou fã de chocolate, mas adoro os que como aí :( E saber que o suor de muita criança tá nessas barrinhas….Isso é triste:(Vou falar isso para o Love, ele ama chocolate.
    Bjokas
    Ultimo post: Salve a Rainha do Mar…Yemanjá!

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu quase limpo
Céu quase limpo
13°C
Temp. sentida: 14°C
Humidade: 36%
Vel. vento: 0 km/h E
Por do sol: 20:11
Previsão April 21, 2019
Dia
Muito sol
Muito sol
22°C
Previsão April 22, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C
Previsão April 23, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C