Amamentação – O fim

Depois de 7 meses e meio decidi que é a hora. Foram 7 meses de entrega total. 7 meses de problemas com a pele e não podendo usar nada por causa da amamentação. 7 meses me sentindo um monstro, apesar de ser um monstro feliz. Mas chega né?! Eu também tenho que voltar ao normal.

Quantas vezes escutei: “quando é que você vai parar? Ta na hora…você também tem que se cuidar”. E pra aumentar minha consciência pesada vinham algumas mães: “porque você já vai parar?? que egoísmo seu”. Eu raramente respondia. Afinal, cada um com as suas experiências. Mas por pouco eu não mandava todo mundo pra ponte que partiu.

Confesso que sinto uma invejinha daquelas mães que amamentam até a criança não querer mais. Assim como sentia invejinha das mães que não precisavam tirar o peito no meio da praça pública com -20C lá fora. Sou uma eterna insatisfeita =)

Amamentar é com certeza a opção mais saudável e prática também. Agora que comecei a dar mamadeira, vejo a tralha toda que tenho que carregar. Antes era só a Milena, um paninho, uma fralda e ponto. Agora vai mamadeira, garrafa térmica, copinho com agua…..e não tem fim.

O lado bom é que finalmente posso sair relaxada e deixar a Milena com o pai. Também posso finalmente usar qualquer roupa que me der vontade, sem ter que pensar que não posso por causa do sutiã “lindo” de amamentação ou porque não vou poder levantar/abaixar a blusa tão rápido. Depois de mais de 1 ano e meio, tenho a sensação de que meu corpo me pertence de novo.

Termino a amamentação com um sorriso e uma lágrima. O sorriso de ter cumprido meu dever e uma lágrima de saudade desses momentos tão gostosos. A gente prepara o bebê com cuidado para essa hora, pra eles não sentirem perda…e quem acaba com um buraco no coração é a mãe.

Hoje é o último dia. Hoje é o primeiro dia. ;)

Share this Story

18 Comments

  1. Marcelle

    May 8, 2012 at 12:06

    Lindo !

    E como as pessoas sao sem nocao d dizer o q vc deve ou nao fazer O TEMPO TODO … limites pra q ne ?

    Torco muito mesmo para q consiga amamentar tb, viu !
    bjs

  2. Nivea Sorensen

    May 8, 2012 at 12:19

    Pois é, mamadeira é um saco mesmo, uma tralha sem fim. E lavar, esterelizar, ferver água? Cansa só de pensar. Felizmente o Erik está tomando leite de vaca e as mamadeiras (uma a noite e outra de manhã) estão indo direto para a máquina de lavar.
    Beijos e boa sorte nessa nova fase.
    N.
    Ultimo post: You gotta love Dublin

  3. Agora Somos Tres

    May 8, 2012 at 13:05

    Ai Mi, te entendo perfeitamente.
    Quando a L. parou eu senti um vazio… Me senti insegura, veio o sentimento de culpa… Será que era a hora certa?…
    Em fim

    Cada mãe sabe o que é melhor pra si e pra sua “cria”. Né?

    Bjukas em vcs duas e boa sorte nessa nova fase, muda muita coisa! :) Como por exemplo: sair por ai cheia de mamadeiras. jajaja

    Bjukas nas duas
    T
    Ultimo post: Protegido: Dia das mães

  4. Lu

    May 8, 2012 at 13:13

    Que foto linda ;-)
    Não cheguei ao sete meses com nenhuma das duas – ainda rola uma lágrima ou outra de vez em quando.
    Sabe, pelo menos as pessoas te disseram diretamente o que pensam, no meu caso o duro as vezes é enfrentar o silêncio ou palavras que tentam te confortar, mas que no fundo você sente o “como você foi fraca, hein?”
    Eu amamentei amaia em um seio durante mais de três meses e Lorena, pratiamente em um só tb por pouco mais de uma semana – não aguentei as dores, as físicas tb, mastite e inflamação nos dois seios. Enfim, fui pra mamadeira…
    É uma nova fase pra vocês duas, uma fase linda, assim como a próxima, e a próxima, etc… :-)
    Beijinhos
    Ultimo post: Find Friends Who Use WordPress

  5. Ingrid

    May 8, 2012 at 13:44

    Eu já tive que parar 2x por causa de antibiótico e sempre me deu um vazio tao grande nesses momentos! quando voltava a amamentar era uma alegria danada! eu tbm fico pensando quando vou parar ou nao, meu marido sempre pergunta e é uma decisao dificil. A amamentacao é um elo tao grande e tao perfeito com o bebê sempre vou sentir falta desse momento :(
    Mas por enquanto to aqui firme e forte mas já já chega a hora.

    bjos

  6. Chantal

    May 8, 2012 at 13:59

    Oi Mi,

    Nunca passei por isso, mas você escreveu de uma forma tão sensível, que deu pra sentir um pouquinho daqui a dor e a delícia da situação.

    Segue teu caminho como você acha que ele tem que ser trilhado e não engole muito sapo não! Às vezes temos mesmo que dizer claramente às pessoas: “esta é a minha vida, não estou interessada no que você pensa”.

    Bjão pra você e pra Milena

  7. Liza

    May 8, 2012 at 14:01

    Mi, a amamentacao só é a melhor opcao, se fizer bem para as duas partes. Se em algum momento a mae ou a crianca deixam de estar plenos, entao a melhor coisa a se fazer é parar mesmo. Sem culpas, por que voce nao vai deixar de ser uma boa mae por que nao amamenta mais. O leite materno é tudo de bom para a crianca, mas o único alimento insubstituivel mesmo é o amor, e esse a gente nao para de dar nunca, né? Beijos
    Ultimo post: Das coisas que eu não sei explicar

  8. Vivi

    May 8, 2012 at 14:51

    Que texto lindo amiga, mas vindo de vc não esperaria menos que isso :)
    Acho que tudo na vida é um ciclo e agora chegou a hora da Milena descobrir outros mares e vc voltar a sua vida :)
    Parabéns, vc é uma excelente mamy :)

    Bjokas
    Ultimo post: San Francisco is AWESOME!

  9. Roseane

    May 8, 2012 at 15:02

    O corpo é seu. A criança é sua.
    A decisão é sua.
    Não tenho filha(o), mas acho que cada momento deve ser importante.

    Bjks
    Ultimo post: O câncer e a minha vaidade

  10. Camila Pagno

    May 8, 2012 at 21:10

    Flor, a funcao da mamadeira é fichinha perto da funcao de dar mama no peito. Hoje eu dia já ligo o automatico para carregar a mamadeira… :-) Tambem amamentei até os 7 meses, mas bem antes ja dividia o peito com a mamadeira… Ele nem sentiu.. até porque já saiu o primeiro dentinho e ele me mordia.. Esse foi o fim! Bjs

  11. Milena F.

    May 8, 2012 at 21:48

    Deve ser uma decisão difícil mesmo, chegar a conluséao do melhor momento para parar! Mas a escolha é de cada um!!! Você viveu momentos maravilhosos, assim como a sua filha, agora é o momento de vocês viverem outros tantos momentos maravilhosos, mas diferentes!
    Ultimo post: As mais belas igrejas de São Petersburgo

  12. Clarisse

    May 9, 2012 at 08:24

    Muda tudo com o fim da amamentacao. No nosso caso, que foi até os 10 meses, o menino ficou mais independente, (e mais doente tb, infelizmente), a mae ficou mais livre, teve uns choques hormonais, e voltou a trabalhar. :-)

    No fim, o saldo foi positivo. Muito positivo.

    Tome uma garrafa de champanhe pra comemorar.
    Beijos,
    Cla

  13. Celi

    May 9, 2012 at 12:45

    Como o tempo passou… Viva essa nova fase Mi. Beijos
    Ultimo post: Minha mãe e meus filhos

  14. Tamara

    May 9, 2012 at 13:42

    Deve dar uma dorzinha mesmo, neh mi? acho que eu nao ia conseguir largar, mas agora que vc já decidiu, é seguir em frente, e eu que nem fui amamentada no peito, to aqui inteirinha…a milena agradece os sete meses.

  15. Delma

    May 9, 2012 at 18:24

    Que lindo texto, Mi.
    Tudo na vida é dividido em fases ou ciclos, a cada dia, a linda Milena vai passar por muitas e muitas fases. Imagino que deva ser difícil, cortar esse vínculo, mas vc também precisa pensar em você…
    Um beijo, linda!!

  16. Alice

    May 14, 2012 at 00:07

    Lindo o seu post!!! Agora ela vai descobrir os novos sabores do mundo com vc ao seu lado!!! bjs, Alice

  17. Ciça

    May 14, 2012 at 19:43

    Mana, nao tem sensacao mais gostosa na vida do q a “dever cumprido”. Se foram 6, 7, 12 meses, nao importa… ninguém além de vc e a Milena sabem quando é chegada a hora!

    P.S: to sem senha again!

  18. Eve

    May 31, 2012 at 21:58

    Só pra constar, achei esse texto lindo! Lindo! Acho que só uma mae escreveria assim, com essa sensibilidade mesmo.
    Bjs!

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu quase limpo
Céu quase limpo
13°C
Temp. sentida: 14°C
Humidade: 36%
Vel. vento: 0 km/h E
Por do sol: 20:11
Previsão April 21, 2019
Dia
Muito sol
Muito sol
22°C
Previsão April 22, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C
Previsão April 23, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C