Energia Nuclear? Não, obrigada.

AtomkraftA Alemanha finalmente disse não para a energia nuclear e a chanceler prometeu que até 2022 todas as 17 usinas nucleares serão definitivamente desligadas. Quer coisa melhor? Sim, se os outros países da União Européia seguissem o exemplo, pq não adianta nada desligar as usinas daqui se na França tem milhares caindo aos pedaços. Bom, mas vamos fazer uma rapidinha sobre o assunto:

Vai faltar energia na Alemanha agora?
Pelo que tudo indica, não. Só 20% da energia alemã vinha das usinas, que na verdade nunca trabalharam com 100% de eficiência. Desde março desse ano 7 usinas foram desligadas provisoriamente e ninguém nem percebeu nada.

Mas em 2022 pode faltar?
Se ninguém fizer nada, claro. Os 20% tem que ser compensados. Agora depende do governo em que direção eles querem ir: carvão, gás natural ou energias alternativas. A maioria tende claro em ir para fontes alternativas como energia eólica e solar.

Vai custar caro?
Vai. Energia alternativa é cara, mas tem melhorado muito com os anos. O parque eólico da Alemanha é antigo e tem que ser modernizado. Atualmente os novos “cataventos” que produzem a energia são bem mais eficientes do que os antigos…4 deles substituem 10 dos antigos. Mas não quer dizer que o preço da energia vai subir horrores. Vai ser um pouco mais caro pra todo mundo. No momento varias pessoas (a gente inclusive) paga uns 4 centavos a mais pelo Kw/h para ter energia de fontes 100% alternativas.

Por que os outros países estão pé da vida com a Alemanha?
Tipo, a França é 80% dependente da energia nuclear. Ai vem os vizinhos e falam que eles tem que mudar. Lá a situação vai com certeza ser bem mais crítica do que aqui. Vai custar mais e vai exigir uma reviravolta no modo de pensar das pessoas. Com essa decisão, a Alemanha botou os vizinhos contra a parede.

Share this Story

12 Comments

  1. Ingrid

    May 31, 2011 at 10:50

    Oque pouca gente sabe é que a Alemanha vai acabar comprando da França, como a Suécia fez logo após a catastrofe em Chernobyl, cancelaram as deles e começaram a comprar da União Soviética. hahaha, mesmo sabendo que as usinas de lá eram precárias e que em caso de catastrofe eles (os suecos) também pagariam o pato, afinal os ventos soprariam muita toxina diretamente pra eles. =)

    Existe muito mais dinheiro por trás disso tudo, há inclusive quem diga que tem empresário alemão investindo em energia nuclear na França e na Belgica.

    Eu acredito que é ilusão acreditar que é o fim da energia nuclear na Europa inteira, e com um fisico nuclear em casa cheio de novidades quentinhas, fica ainda mais dificil ainda, infelizmente o custo ainda é alto demais e com essa crise que o mundo enfrenta, para muitos lideres, agora não é hora de gastar com isso, pelo contrário, vai ter é gente se beneficiando, como a França. =)

    Mi respondido em May 31st, 2011 11:17:

    mas é o que os outros países ficam dizendo o tempo todo! =) mas a alemanha ate agora é exportadora de energia ;) Foi calculado que na verdade, mesmo sem as usinas nucleares, o pais terá energia suficiente. Mas é sempre bom prevenir e por isso eles querem investir na energia alternativa. Alem do mais, as usinas de carvao estao quase que desativadas no momento. Em caso de emergencia, ainda tem essa fonte. Nao acho que a alemanha tera que importar. Mas o engraçado que esse comentário foi o 1o que veio de quase todos os outros paises vizinhos hehe

    que dinheiro sempre rola é claro ne?! =) afinal, as 3 usinas nucleares la no Rio de janeiro sao de “tecnologia” alema! haha

    infelizmente nao vai ser o fim da energia nuclear na europa, mas fico feliz que aqui na Alemanha ja tenha começado, pq no momento a gente tb tem o problema do lixo atomico, que ninguem sabe onde enfiar =/ e os problemas só vao piorar. bjs!

  2. Paula

    May 31, 2011 at 18:48

    ótima iniciativa. COmo vcs falaram nos comentarios isso nao significa que vai terminar mas é sempre bom fazer alguima coisa né. Sou contra, apoio a decisao, oq me deixa realmente brava é contruir uma nova usina no BRasil. Um pais que pode dispor de tantos outros tipoe de energia nao precisa de uma tao cara, contaminadora e perigosa.

  3. Celi

    May 31, 2011 at 21:21

    Há um fator interessante também, que até entao foi pouco discutido. Segundo informacoes do Ministerio de Meio Ambiente, Natureza e Seguranca Nuclear da Alemanha, as reservas de uranio, combustivel das usinas nucleares, estao estimadas em 4,7 milhoes de toneladas. Pelo prognóstico esse recurso estaria escasso em ca. de 30 a 40 anos, muito antes das reservas de petroleo e gas. A operacao de uma usina atomica, até entao considerada “barata” com o passar dos anos se tornaria muito cara.
    Um beijo vizinha. Ah, vi o recadinho no meu post. Me avisa quando começar essa festa. Poderíamos nos encontrar. O que acha?

  4. Eve

    June 1, 2011 at 22:54

    Desculpa aí meu mometo egoísta, mas com essa decisao, meu emprego está garantido. O meu só nao, o de muita gente. Além dos novos que serão gerados. ;)

    Bjs!

  5. Ingrid

    June 2, 2011 at 00:47

    Decisao mais do que certa, só acho uma pena que ainda vai demorar um bocadinho até 2022, espero que daqui pra lá eles nao mudem de ideia! Mas o primeiro e mais importante passo já foi tomado e espero que isso sirva de exemplo pros outros países, inclusive pro Brasil, que tem planos de construir mais 4 usinas pelo país.

  6. monica

    June 2, 2011 at 01:39

    Oi mi,

    cliquei no icone do rss do seu blog, e deu erro.. :( me avisa qdo vc arrumar p eu incluir nos meus feeds!

    Mi respondido em June 7th, 2011 20:05:

    Oi Monica,

    obrigada por avisar! ja consertei e deve estar funcionando agora! :wink: bjs!

  7. Celi

    June 2, 2011 at 15:13

    Mi,
    Tem selinhos no meu blog para vc. Dá uma espiada. Beijos.

  8. Paula

    June 3, 2011 at 16:37

    Mikelli

    Deixei um selinho pra vc la no meu blog ta!? Beijos

  9. Lu Francesa

    June 5, 2011 at 23:05

    Sumiu! Como vc está ? E a barriga, crescendo ?

    Beijocas,Lu.
    Ultimo post: Havaianas lança comercial em francês

  10. Honey

    June 6, 2011 at 00:58

    Otima iniciativa!! E o melhor que a Eve ja citou, vai ter muito mais emprego por ai.

Mais do mesmo

Michelle, carioca, peruana, já meio alemã, não bate bem, fala o que pensa, cientista politica, geminiana, mandona, indecisa, pontual, complicada e nem um pouco perfeitinha, criticona, sarcástica, mimada e gente boa (pelo menos dizem por ai).

Mamãe de 2 (uau..já?!) , mas mesmo assim desprovida de instinto materno. Vivendo e aprendendo.

Tags

Munique

München
Céu quase limpo
Céu quase limpo
13°C
Temp. sentida: 14°C
Humidade: 36%
Vel. vento: 0 km/h E
Por do sol: 20:11
Previsão April 21, 2019
Dia
Muito sol
Muito sol
22°C
Previsão April 22, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C
Previsão April 23, 2019
Dia
Céu por vezes nublado
Céu por vezes nublado
22°C